.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta 08:00 às 12:00  e 13:30 às 17:30

Fundo Social de Solidariedade - Quarta-feira, 09 de Março de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Viva a Vida: Projeto de Música Terapia traz mais alegria na vida dos idosos de Jacupiranga

Maior objetivo é proporcionar mais alegria, saúde, lazer e bem estar


Viva a Vida: Projeto de Música Terapia traz mais alegria na vida dos idosos de Jacupiranga

As manhãs de segunda-feira são marcadas por muita música e alegria no Pro-Idoso de Jacupiranga, que atualmente possui 22 idosos. 

Isso porque das 9h às 11h eles participam do Projeto de Música Terapia Viva a Vida, cujo maior objetivo é proporcionar mais alegria, saúde, lazer e bem estar para essas pessoas com idade mais avançada que muitas vezes possuem uma rotina um pouco engessada, sem grandes atividades diárias. 

“A função principal é promover, através da música, momentos de bem estar, trazendo boas lembranças. Além do trabalho técnico musical que realizamos, o mais importante é a função terapêutica de aliviar as dores, as tensões, as memórias desagradáveis do dia a dia. Sempre trabalhamos com músicas antigas, que ajudam os idosos a voltarem no tempo e reviverem momentos importantes de suas vidas, seja da infância, juventude ou quando adultos. Além dessa viagem no tempo, que ajuda na parte da memória, não podemos deixar de citar a importância cognitiva, pois através do canto e dos instrumentos eles também trabalham a coordenação motora”, explica o professor Luccas Zucarelli, responsável pelo projeto. 

As aulas são divididas em duas partes: a prática de canto e a prática dos instrumentos, onde os idosos podem tocar diversos instrumentos, assim como a percussão, pandero, chocalho, agogô, ganzá, entre outros. 

A coordenadora do Pró-Idoso de Jacupiranga, Estela Cristina Grothe, conta que o projeto já havia sido realizado em Jacupiranga de 2015 a 2019 e que estar retomando com as atividades é uma grande alegria para todos. 

“Com certeza traz mais vida ao ambiente e mais alegria para os idosos. Eles ficam contando os dias para chegar segunda-feira. O Projeto é incrível, pois ajuda na socialização, na coordenação motora, na fala, na parte cognitiva, enfim, são inúmeros benefícios, tanto físicos quanto psíquicos e mentais”, afirma Estela. 

O Projeto Viva a Vida é uma realização do Instituto Arena Cultural, em parceria com a Iset Music e Prefeitura Municipal de Jacupiranga, através do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social. Financiado pelo ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo).

"Ressaltamos que este projeto não tem nenhum custo para a Prefeitura e a princípio ele será realizado em um prazo de seis meses, mas estamos em negociação para que este prazo se amplie, pois é muito importante para nossos idosos", finaliza a diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Dora Grothe.

605 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Jacupiranga - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.