Saúde - Quinta-feira, 06 de Outubro de 2022

Outubro Rosa

Câncer de mama: vamos falar sobre isso?

Outubro Rosa

Embora seja um tema difícil de tratar, falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença.

De acordo com dados do INCA, um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início.

Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade.

Mas, o que é câncer de mama?

É uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, e outros, não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

O câncer de mama é comum no Brasil?

Sim. É o tipo mais comum, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres.

Em 2022 66.280 casos novos estimados.

Só as mulheres têm câncer de mama?

Não. Homens também podem ter câncer de mama, mas isso é raro (apenas 1% dos casos).

O que causa o câncer de mama?

Não há uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.

É possível reduzir o risco de câncer de mama?

Sim. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Fatores de risco

Comportamentais/ambientais

Obesidade e sobrepeso após a menopausa

Sedentarismo (não fazer exercícios)

Consumo de bebida alcoólica

Exposição frequente a radiações ionizantes (raios X, mamografia e tomografia).

História reprodutiva/hormonais

Primeira menstruação (menarca) antes dos 12 anos.

Não ter tido filhos.

Primeira gravidez após os 30 anos.

Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos.

Ter feito uso de contraceptivos orais (pílula anticoncepcional) por tempo prolongado.

Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente se por mais de cinco anos.

Hereditários/genéticos

História familiar de

Câncer de ovário

Câncer de mama em homens

Câncer de mama em mãe, irmã ou filha, principalmente antes dos 50 anos.

Sinais e sintomas do câncer de mama

Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos.

Alterações no bico do peito (mamilo).

Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.

Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

Cuide-se!