Saúde - Quinta-feira, 13 de Abril de 2023

Inovação e tecnologia na saúde de Jacupiranga

Objetivo é que em breve o PA Jacupiranga esteja com 100% do atendimento realizado por meio de prontuário eletrônico

Inovação e tecnologia na saúde de Jacupiranga

Visando a implantação de melhorias para os pacientes e com intuito de trazer novas ferramentas e recursos tecnológicos para o sistema de saúde do município, a Prefeitura de Jacupiranga, por meio do Instituto Nacional de Ciências da Saúde – INCS que faz a gestão do Pronto Atendimento PA Jacupiranga, está implantando a informatização no sistema de atendimento. Nesta semana foi iniciada a utilização do sistema de prontuário eletrônico, recurso tecnológico com utilização cada vez maior em todo país, que auxilia, sobretudo a prática hospitalar da equipe multiprofissional de saúde e agrega ainda a segurança no atendimento prestado ao paciente.

Ao longo de toda semana treinamentos foram realizados diariamente com as equipes do PA Jacupiranga, entre eles equipe de enfermagem, médica e farmácia para dispensação de medicamentos. Conforme informações da equipe INCS, o intuito é que em breve o PA Jacupiranga esteja com 100% do atendimento realizado por meio de prontuário eletrônico.

Visando dar celeridade ao processo de adaptação de toda equipe que atua no PA Jacupiranga, o INCS disponibilizou um técnico em informática especializado em prontuário eletrônico que tem ministrado os treinamentos e dado todo suporte necessário à equipe. “Já realizamos a capacitação teórica com os profissionais, agora estamos implantando a parte prática de informatização do prontuário eletrônico”, comentou o médico e gestor do INCS Juliano Boninsenha.

De acordo com Juliano, o prontuário eletrônico de forma plena vai permitir acesso virtual às informações do paciente para um melhor acompanhamento médico. Com esta ferramenta, todos os dados registrados em sistema sobre o atendimento do paciente poderão ser acessados pelos médicos, enfermeiros e técnicos de saúde, proporcionando um tratamento mais seguro e ágil. Informações como histórico de consultas e exames estarão disponíveis para ciência do profissional na hora do atendimento. Será possível ainda a Secretaria de Saúde ter acesso a dados que podem ser utilizados como indicadores importantes para análises da demanda e planejamento de ações que vão ampliar o atendimento e vencer os desafios da área da saúde na cidade.

Ao longo da semana transtornos foram notados na rotina diária do PA Jacupiranga, mas que conforme informações da equipe do INCS as situações pontuais, tem sido resolvidas de forma a não prejudicar os atendimentos. “Estamos debruçados na informatização do sistema do PA Jacupiranga, neste início é normal à presença de eventuais problemas, porém ao final de toda essa etapa o saldo será positivo para a cidade, equipe e principalmente para os pacientes”, enfatizou Juliano.

No Brasil, o prontuário eletrônico do paciente surgiu no ano de 2002, quando o Conselho Federal de Medicina – CFM delimitou as características que esse documento deveria apresentar. O objetivo é modernizar o trabalho das unidades de saúde e facilitar o acesso às informações dos pacientes.

O prontuário eletrônico do paciente é uma ferramenta escalável, que pode ser adaptada às necessidades de cada prática médica. Exibe interface amigável, o que garante uma implantação mais rápida ao exigir um menor tempo de treinamento dos funcionários. Além disso, as informações coletadas podem ser armazenadas na nuvem de forma remota, garantindo que os profissionais tenham acesso aos dados dos pacientes em tempo real e por meio de dispositivo com acesso à internet, como notebook, smartphone ou tablet.