.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Desenvolvido por José Amado Alves, nossos créditos a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS).
Autor: José Amado Alves / joseamadoalves423@gmail.com.br
O Brasil é o quarto maior produtor de bananas do planeta, perdendo apenas para Índia, China e Indonésia respectivamente. Entretanto a fruta é a mais consumida no país com uma média de 25 kg por pessoa ano. Nossa produção está em torno de sete milhões de tonelada por ano sendo 1,5% exportada, 2,5% processada e 96% consumida in natura.
A ideia de aumentar o consumo de banana em nossa cidade me ocorreu após saber que SP é o estado de maior produção da fruta e o Vale do Ribeira é o maior produtor do estado, sendo que Cajati é a cidade com maior produção e Sete Barras vêm em segundo lugar. O consumo de banana é distribuído no país da seguinte forma, crianças e adolescentes entre 18 kg a 22 kg ano e adultos de 29 kg a 32 kg ano, a média é 25 kg por pessoa ano.
Crianças, adultos e adolescentes com certeza consumirão mais bananas se injetarmos produtos que elas gostam em seu interior e\ou revesti-la externamente com chocolate, doce de leite, sorvete, iogurte, geleias, ganache, nutela entre outros. A forma de se fazer isto é furar a fruta e recheá-la com estes produtos pastosos, sem remover a casca, combinando esta ação com receptáculos de transporte e embalagens que existem no mercado.
Podemos também revestir externamente a banana madura gelada sem casca, de forma simples, espetando-a num palito e mergulhando-a em chocolate, iogurte ou cremes de outras frutas. Além disto, pode-se revesti-la externamente com a massa do churros, ou com outra apropriada feita com farinha de trigo, empanada e frita em nossos lares, lanchonetes, restaurantes, ambulantes e confeiteiros fabricantes de doces e salgados em geral.
Veja neste quadro abaixo, o processo de furar e rechear a fruta, feito com materiais simples e barato que adaptei para esta tarefa, assim como o revestimento esterno para fritar ou assar.
O sistema de fabricação de churros é ideal para este processo, pois já está consolidado e é feito em todo território nacional e de fácil aprendizado.
Este carrinho de churros devidamente adaptado e envelopado com adesivos mostrado abaixo pode ter o churro convencional, a banana madura natural recheada, a fruta frita com a massa do churros enrolada externamente nela e a banana gelada no palito ou choco Banana.
Veja no quadro abaixo mais algumas alternativas bastante comerciais.
Existem ainda outras formas de se processar bananas melhorando sua palatabilidade e isto poderá servir de alavanca para o aumento da demanda pela fruta no país. Entretanto para consumar este objetivo é necessária uma grande força tarefa nacional de divulgação destes processos passo a passo, tornando–se necessário que isto seja feito pelas famílias em suas casas junto com as crianças, pois assim o consumo será fidelizado durante a vida inteira.
*Este artigo corresponde a estudos e à opinião do autor, sendo uma expressão do seu ponto de vista sobre o tema abordado. Os argumentos apresentados refletem a análise e interpretação pessoal do autor com base em pesquisas, experiências ou observações. É importante ressaltar que as opiniões expressas são subjetivas e podem variar entre diferentes especialistas ou estudiosos.
Fonte: Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) - https://abrafrutas.org/2023/11/como-aumentar-o-consumo-de-banana-no-vale-do-ribeira-que-e-o-maior-produtor-do-estado-de-sp-e-a-fruta-ja-e-a-mais-consumida-em-todo-territorio-nacional/
.
.
.
.