Cultura - Sexta-feira, 14 de Junho de 2024

31ª Expojac terá shows gratuitos, rodeio e diversas atividades voltadas ao agronegócio

O evento acontecerá de 20 a 23 de junho e terá diversas atrações durante quatro dias de festa

A Expojac, umas das festas mais tradicionais do Vale do Ribeira, já tem data marcada para acontecer. De 20 a 23 de junho a 31ª edição da festa acontece em Jacupiranga com diversas atrações musicais, rodeio, palestras e exposições de empresas locais. O evento, realizado pela Comissão Organizadora, com apoio da Prefeitura Municipal, carrega elementos que traduzem a marca das raízes locais, a evolução do agro, o desenvolvimento econômico, além de proporcionar momentos de encontros, lazer e festividades.

Os quatro dias de festa também comemoram o aniversário do Município, que neste ano de 2024, irá completar 96 anos.

Com grandes atrações musicais, o primeiro dia de festa começa com o cantor gospel Fernandinho, que abrirá o evento na quinta-feira (20). Na sexta-feira (21) será a vez da banda Tchê Garotos e no sábado (22) o palco da 31ª Expojac recebe a dupla sertaneja Antony & Gabriel. A dupla local Vitor & Renan irá fechar a programação no domingo (23).

Baile da Rainha

No sábado, 15 de junho, final de semana anterior à Expojac, acontece o Baile da Escolha da Rainha, onde serão quatro categorias: infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulta. Na mesma noite acontece também o baile de Escolha da Rainha e terá como atração o show da dupla Vitor & Renan.

A entrada é 1 kg de alimento não-perecível e as vendas de mesa estão sendo vendidas através dos números (13) 99707-1783 com Elci /  (13) 99625-4463 com Gledson.

Espaço do Agricultor

O agronegócio e o incentivo às cadeiras produtivas são grandes vertentes da Expojac. Neste ano, além dos stands expositivos de diversas empresas, artesanato e produtores rurais, o evento terá diversas palestras voltadas à área, com enfoque no aprimoramento e na ampliação de parcerias e novos negócios, como por exemplo, na área da piscicultura.

Também será realizado o Torneio de Banana, da variedade Nanica/ Nanicão, onde serão premiadas várias categorias. Outros momentos importantes na programação serão os lançamentos dos teasers do filmes contemplados pela Lei Paulo Gustavo, um da História de Jacupiranga (22), outro do Quilombo Poça (23).

PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS ESPAÇO DO AGRICULTOR

21/06/2024 - SEXTA-FEIRA

09h00 - ABERTURA OFICIAL DO ESPAÇO DE PALESTRAS.
09h15 -  Palestra: "Agricultor Familiar e Empreendedor Rural: Emissão de CAF e Atualização do CAR”.
Palestrantes: Erica Santos de Oliveira - Engenheira Agronôma da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de SP - CATI.
Geovanna Margheri Nunes - Engenheira Agronôma da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de SP - CATI.

10h00 - Palestra: “Agricultor Familiar e Empreendedor Rural: Emissão de Nota Fiscal Eletrõnica para Produtores” - SENAR.

10h45 - “Formas de Financiamento para os/as Agricultores - FUNDO DE EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO PAULISTA- FEAP”.

11h20 - Intervenções  do público.

12h00: Encerramento.

14h00 - Palestra: “Piscicultura e as Possibilidades de Expansão desta Cadeia Produtiva no Vale do Ribeira”.
Palestrante: Camila Fernandes Côrrea - Zootecnista da Agência Paulista Tecnologia dos Agronegócios - Polo Regional do Vale do Ribeira.

14h40 - Palestra: “Regularização para Produção da Piscicultura”.
Palestrante: André Pedro Noffs - Engenheiro Agronômo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de SP - CATI.

15h20 - Palestra: “Formas de Manejo Sustentável da Piscicultura”.
Palestrante: Eduardo Antonio Sanches  -  Engenheiro de Pesca e Professor da UNESP.

16h00 - Palestra: “Possibilidades de Comercialização - Fábrica de Filetagem”.
Representante da Empresa Hosana LTDA.

16h40 - Intervenções do público.

17h - Encerramento.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL ESPAÇO DO AGRICULTOR

22/06/2024 - SÁBADO

14h00 - 17h: Oficinas de Origami - ACBNIBRA.

18h00: Premiação Lei Paulo Gustavo.

18h30: Apresentação teaser do Documentário História de Jacupiranga.

Comentarista: Israel Felipe Sipriano, empresa executora e entrevistados convidados.

20h00: Encerramento.

23/06/2024 - DOMINGO

15h00 -17h30: Realização do Torneio da Banana.

* Link do Regulamento: /public/admin/globalarq/uploads/files/Regulamento%20do%20Torneio%20assinado.pdf

15h30: Avaliação de cachos.

16h00: Avaliação, Despencamento e Embalamento.

17h00:  Premiações.

18h00: Apresentação Musical do Projetos “Acordes para a Vida”.

19h00: Apresentação teaser do Documentário Quilombo da Poça.

Comentarista: Maluy Urubathã Souza Gomes, empresa executora; lideranças do Quilombo e membros do Conselho da Igualdade Racial.