.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Além da localização estratégica, o município abriga um dos maiores remanescentes contínuos da floresta mais rica em biodiversidade do Brasil, a Mata Atlântica e se torna cada vez mais conhecida como o paraíso das aves.
Jacupiranga está localizada em região central no Vale do Ribeira, no estado de São Paulo. Além da posição geográfica privilegiada, entre as capitais de São Paulo e Paraná, o município fica no epicentro dos Parques Estaduais Caverna do Diabo, Rio Turvo e Lagamar de Cananéia.
E é neste verdadeiro mosaico de ecossistemas, florestas densas, rios cristalinos e serras escarpadas proporcionam um habitat ideal para diversas espécies de pássaros. Riqueza esta que reserva aos seus visitantes ótimas surpresas para serem contempladas, com destaque para as gralhas, pica-paus, gaviões e corujas.
O observatório de pássaros
Localizado no bairro Canha, o Recanto Gralha Azul, tem seu nome inspirado nas gralhas azuis, ave muito procurada por turistas estrangeiros. Desde então, o espaço se tornou conhecido e recebe pessoas de diversas regiões do mundo, que buscam no observatório toda a diversidade da mata atlântica para fazer seus registros.
Já passaram pelo Recanto Gralha Azul observadores do Japão, China, Índia, Israel, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Estados Unidos, México, Costa Rica, Peru, Argentina, além dos muitos brasileiros interessados em fotografar as espécies que ali frequentam. Os grupos chegam com os seus próprios equipamentos, nos horários estratégicos: bem no início do dia.
Os pássaros mais procurados são a Gralha Azul (Cyanocorax Caeruleus), uma espécie de ave nativa da Mata Atlântica, o Tiê Sangue (Ramphocelus Bresilius), o Pica-Pau Rei (Campephilus Robustos) o Pica-Pau Banda Branca (Dryocopus Lineatus) e o Gaturamo Bandeirinha (Chlopophonia Cynea).
Recanto Gralha Azul
Toda essa beleza criada pela natureza, despertou em Duarte Dias, morador de Jacupiranga e criador do Recanto Gralha Azul o hobby em fotografar pássaros. Nascido em Eldorado, no bairro Pedro Cubas, iniciou os seus registros em 2010, ao percorrer estradas, trilhas, cachoeiras e paisagens.
Em 2019, Duarte, recém-aposentado, comprou uma área de 2.000 metros no bairro Canha, para fazer comedouros e atrair pássaros. As mudanças no mundo com a pandemia, o motivaram a construiu uma infraestrutura no local, segundo ele “uma cabana”, para ali se refugiar e logo passou a receber pessoas que possuem o mesmo hobby.
Duarte Dias, “mateiro da vida selvagem”, como ele mesmo se descreve, também participa do Conselho Municipal de Meio Ambiente e está sempre próximo das escolas e das crianças, com o intuito de motivá-los a enxergarem as belezas locais. Vale ressaltar que as mais de 200 espécies fotografadas por ele, em Jacupiranga, foram catalogadas no site Wikiaves, apreciado por amantes de aves do mundo inteiro.
As aves de Jacupiranga podem ser contempladas no Youtube (https://www.youtube.com/@duartedias4092), também nas redes sociais Facebook (duarte.dias.39142) e Instagram (@recantogralhaazuljacupiranga), além da parceria com o Portal Vale do Ribeira. Para ele “a observação de aves é gratificante e também uma verdadeira terapia”.
.
.
.
.