No dia 28 de novembro, aconteceu no Barracão do CRAS, em Jacupiranga, o evento “As Vozes da Mulher – Uma Reflexão no Mês da Consciência Negra”, com o objetivo de relembrar contexto histórico e histórias de vida de mulheres. Ações como essa são importantes para que os conselhos municipais, que promovem a igualdade racial na região do Vale do Ribeira, possam contribuir na criação e na construção de políticas públicas para uma educação antirracista.
A Roda de Conversa teve como mediadora, Diellen Monique de Souza, socióloga, educadora e palestrante. Segundo Diellen, “não basta você dizer que não é racista, você precisa ter atitudes. Precisamos ter a certeza de que no futuro teremos crianças e jovens antirracistas”.
Entre os convidados para o debate, representantes do COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, dos municípios de Barra do Turvo, com a voz da Marizaura de Pontes; Jacupiranga com a voz de Adalgisa de Lima; São Paulo, com a voz de Ivone Soler; e Cajati com as vozes de Ana Lara e Pai Eric.
A abertura também contou com momentos que emocionaram a todos, com canções da música popular brasileira e a apresentação do projeto em prol da consciência negra do professor Fábio Takahashi, da EMEB Profº Gaspar Rodrigues de Matos.
Jacupiranga