ECEEJA abre o debate para o tema da inclusão na área da educação

Educação - Segunda-feira, 10 de Junho de 2024


ECEEJA abre o debate para o tema da inclusão na área da educação

O primeiro Encontro de Colaboradores da Educação Especial de Jacupiranga (ECEEJA), aconteceu no dia 29 de maio, no auditório da EMEF Prof. Carlos Alberto Vigneron. 
O evento foi organizado pelo Prof. Eliel Alcântara, psicopedagogo e Chefe de Sessão de Educação Especial, que trouxe como convidadas: Dra Ariane Sipriano, advogada, diagnosticada com autismo em 2021, mãe de dois autistas; a psicóloga da Saúde de Jacupiranga, Carina Costa, especialistas em crianças e adolescentes; além da pedagoga Rosangela Mendes. 
Em Jacupiranga temos um número expressivo de famílias que vivem em vulnerabilidade e muitas vezes a primeira observação é vinda dentro do ambiente escolar. Nessas situações, as escolas e a Prefeitura são um ponto de referência e apoio para estas famílias. 
Roberto Garcia, Prefeito Municipal, reforçou sobre a importância do aspecto da inclusão ser intersetorial, entre profissionais da saúde, da educação, da assistência social, entre outros. “Temos trabalhado no Plano da Primeira Infância. A inclusão é um capítulo especial neste Plano. O maior proponente para esta causa é o amor”. Ao final do evento, aproveitou para reforçar sobre a grandiosidade do que todos estavam fazendo ali, que é a discussão e a implementação de políticas públicas na área da inclusão.

Inclusão em Jacupiranga
Hoje, o município possui uma profissional na área de psicologia infantil e uma psiquiatra para fazer os diagnósticos, acompanhamentos, tratamentos ou os devidos encaminhamentos, quando necessários, para as instituições parceiras. “Estamos em um momento embrionário, ainda temos muito a avançar. A nossa equipe é enxuta, porém damos o nosso melhor. Além disso, hoje temos diálogo, ferramentas e tecnologia”, disse a psicóloga Carina Costa.

Prefeitura Municipal


Jacupiranga